segunda-feira, 26 de julho de 2010

Composição em relacionamentos

Esta idéia me tirou, ás duas e meia da manhã, da cama. Precisava escrever antes que fugisse.

Nada é por acaso.

Eu ouço muitas, muitas queixas sobre relacionamentos. Estou me referindo a relacionamento humano, em geral, não apenas amoroso.

Se mapa não é território é evidente que relacionamento humano depende de aprendermos a sermos específicos quanto ao que desejamos, pensamos, sentimos, percebemos. O mais simples também é o mais complicado de aplicar na prática.

Ok. Podemos escolher ser específicos. Podemos fazer perguntas específicas sobre o que queremos saber do outro ao invés de ficar "imaginando" e "inventando teorias". 80% dos conflitos podem ser sanados aqui.

Porém, me ocorreu a questão da energia. Da disputa pela energia. Da necessidade de controle.
Ou seja, mesmo sendo específicos, podemos cair na armadilha de controlar, manipular, induzir o outro para atender necessidades nossas de afeto e reconhecimento. E como fazemos isso hein? Toda hora!! Você vai dizer: "Eu não faço." Ah tá! Vai me dizer que nunca aconteceu de um amigo seu querer fazer uma coisa e vc outra e vc jogar, jogar, jogar (psicodrama) para tentar convencê-lo a fazer o que vc quer?" OK, vc vai dizer "Isso se chama negociação". Eu vou dizer: "Contextualize."

Me lembrei que no tarô de Osho para relacionamentos, existe uma divisão em quatro partes:

- Sua energia - como vc está contribuindo para o relacionamento aqui e agora.
- Energia do outro - o que o outro traz para o relacionamento
- Energias compostas - o que dá essa soma de energias?
- Insight - conclusão, aprendizado

Exercício (hehehe):

Pense num relacionamento que você gostaria de melhorar ou estabelecer com qualidade.

Liste tudo o que vem a sua cabeça quando vc pensa nisso, qualquer coisa: afeto, desejo, medo, expectativa, ansiedade....etc.

Liste tudo o que vem a sua cabeça quando vc coloca a sua percepção (seu mapa) do que o outro traz para o relacionamento: alegria, interesse, desejo, desapego, parceria, amizade, medo...etc...

No exemplo acima, comparando. O que pode dar medo com medo? Lembra das regras básicas da matemática? + com + = + / - com - = - / + com - = -. Ou da física: semelhantes se atraem, opostos se repelem.

Medo com medo = medo.
Desejo com desejo = desejo.
Afeto com amizade = amizade com afeto
Expectativa com desapego = frustração

Insigth: qual é o aprendizado? O que afinal a vida está escrevendo em neon, que talvez venha se repetindo ao longo de uma vida inteira que não está sendo visto. Qual é a lição que precisa aprender para que evolua esta etapa e não veja mais os mesmos acontecimentos se repetindo nos relacionamentos?

A partir daqui é olhar a bifurcação a sua frente e decidir qual caminho tomar: continuar parado de frente para a bifurcação, andar para trás e ignorá-la, seguir com o aprendizado ou ainda seguir com o padrão.

Impressionante como o Universo e as leis que nos regem, tanto em nível emocional, quanto físico, quanto energético são lógicas e naturais.

Matei a pau nesse...caraleoooooo...

Um comentário:

  1. A bola da vez sou eu né??? Vc foi deitar pensando na minha situação, FATO! Entendi o recado.

    ResponderExcluir