sábado, 27 de março de 2010

A prateleira!!!

Em homenagem ao Dom, meu melhor amigo, aquele q me entende. Um ser humano fantástico, daquele tipo que é difícil de encontrar e que não se reconhece talvez assim, a primeira vista. Mas para aqueles se o reconhecem, sabem que é impossível de deixar.

Você tem uma prateleira na sua casa? Pense sobre os objetos que vc tem lá. Qual o motivo que eles ficam na prateleira? O quanto são importantes, apesar de estarem lá..na prateleira?

Agora, imagine que o objeto da prateleira, não seja um objeto, seja um ser humano. Alguém que tem uma história de vida, de alegrias, tristezas, conquistas. Enfim...tão diferente, mas tão igual a vc mesmo.

Me doeu ouvir: "Ás vezes me sinto numa prateleira. As pessoas vem, me pegam de lá quando interessa a elas. Depois elas me colocam lá de volta. Isso, quando eu não tenho que voltar sozinho para a prateleira."

Horrível, mas tive que concordar.

Eu já me senti assim, usada e esquecida, mais de um milhão de vezes. Outras vezes, sei que estou na fase "sendo usada" mas que logo logo a prateleira me espera.

A questão é que também uso. E, certamente, também esqueço.

E, sendo assim, talvez não exista quem usa e quem é usado. Talvez exista quem se sente usado e quem se sente usando.

Admito que ás vezes quero ajuda e não peço, que quero ser ouvida e não deixo claro, que quero carinho e não digo, que preciso dividir mas não divido.

A solidão me parece uma condição natural do ser humano, somos sozinhos. Sou eu por mim mesma. Independentemente de pai, mãe, pai (no meu caso são 2), tios, tias, avós, irmã, amigos, etc.

O amor destas pessoas é um bônus, torna a vida mais fácil, mais bonita e dá a ela o sentido de ser e estar.

Mas no final...continuo sendo eu por mim mesma.

Essa sensação da prateleira, pode ter uma relação direta com a expectativa que colocamos nas pessoas. Talvez esperando delas, o que precisamos fazer por nós mesmos. Só aceitando que as coisas são como são. Só buscando compreender que o outro tem sim, o direito legítimo de pensar em si em primeiro lugar.

E se essa sensação se fizer presente, cabe pensar se eu estou pensando em mim em primeiro lugar. Ás vezes, por querer reconhecimento, afeto ou simplesmente "fazer parte", que são coisas que todo mundo quer e precisa, posso deixar de enxergar aquilo que realmente estou conseguindo com essa busca.

Talvez estar na prateleira não seja ruim. Em determinados momentos da vida, desejo estar lá, para poder refletir sobre a última vez em que estive fora de lá e sobre a próxima.

Qual é afinal o aprendizado da prateleira??

O meu, provávelmente seja um treino para saber separar o joio do trigo. Saber a quem usar e a quem me dedicar verdadeiramente. A vida devolve as lições que não aprendemos, a ficamos lá, repetindo, igual na escola...até que aprendamos o que precisamos saber para ser, e não apenas estar.

E o seu Dom? Qual é?

Afinal de contas, eu só guardo nas minhas prateleiras coisas especiais e importantes...o que não me é especial, eu jogo no lixo.

Te amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário