segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ensaio sobre a amizade

O tema está super em pauta na minha vida ultimamente, precisava escrever.
Fiquei me perguntando como uma criança pergunta para os pais aquelas coisas difíceis: O que são amigos? Para que eles servem? O que eles fazem? O que nós fazemos com eles?

Fiquei com vontade de copiar e colar um texto de um amigo que diz basicamente que não importa as diferenças, o importante é tê-los por perto.

Amigos passam por momentos de crise interna na relação também. E o que se deve fazer durante a crise? Enfrentá-la! Cheguei a conclusão que os amigos são aqueles que são capazes de enfrentar as crises internas da amizade, compreender as diferenças.

Dizer: eu errei no meu julgamento pode salvar uma amizade e mais: evitar mais uma dor para o outro. Uma dor não seria dele se uma metralhadora de mágoas não tivesse sido atirada em sua direção.

Eu sei exatamente o que quero das minhas amizades: momentos de crise e momentos de alegria. Esperando que possamos juntos enfrentar as crises e desfrutar da alegria e que os de alegria sejam sempre mais numerosos.

Quero também coerência. Procuro verificar se meus amigos agem de acordo com o que eles dizem. Preciso da coerência deles, sejam sãos ou loucos (loucos tb são coerentes...para eles), para que eu possa conhecê-los melhor. E assim, saber o que de melhor tenho para oferecer e o que eles tem de melhor para me dar....o resto...lixo entra e lixo sai.

E quando a amizade é grupal? hum....grupal...kkkkkkkkkk Aí fode tudo? Não...aí melhora tudo! Adoro "minhas galeras"!!! E adoro saber que cada um tem uma coisa de especial para mim e que eu tenho uma coisa especial para cada um...nem q seja só um sorriso, ou uma piada...

Ás vezes também é preciso ser mais duro com amigos, para que eles consigam enxergar sua própria capacidade. Falar e deixar ver o que acontece...mas amigos sempre ficam ali....com a mão preparada para o caso do outro se desequilibrar (como escreve?) e cair no chão...para tentar amortecer a queda...mas nem sempre é possível evitá-la.

Nossa....dá pra entender? Não né...mas tá bom...desabafei...

Um comentário:

  1. Amizade também é a pauta atual da minha vida. Num momento expandido vejo tudo tão claro que não aguento mais ver escuro e não gritar... ASCENDE A LUZ AÍ!
    Temos a mania de confundir tempo de amizade com importância dela. mais convivência com mais conhecimento sobre um amigo. Quando no fundo tudo mesmo é uma questão de coerência. A troca tem de ser coerente pra fazer sentido, pra ser troca de verdade.

    Aí vai cair na questão do fogo. Temos escolhas sempre. Ou agente põe a mão, ou a luva ou decide desitir. São escolhas. As marcas ficam e são importantes para construir quem somos ou quem queremos ser.

    Deixar um amigo se queimar no fogo dói tanto quanto queimar a mão. Mas também sou da opinião de deixar arder quando é preciso. Mas amigo, no meu mapa, é aquele que não deixa arder sem estar por perto. É aquele que avisa que vai arder, mas que respeita se a decisão for coerente. É aquele que se pode parecer longe, mas quando está perto faz a diferença nas coisas que ardem.

    Com o tempo a gente vê que pode escolher quem vai estar do lado e de quem vamos estar. Convivência? Não. Prioridade? Não. Necessidade? Não.

    Apenas... escolha.

    amo você.

    ResponderExcluir