sábado, 1 de agosto de 2009

Pessimismo

Hoje eu estava pensando naquelas pessoas que sempre tem uma coisa negativa para dizer.
Tenho em minha minha, algumas pessoas que são assim. Não que não sejam pessoas maravilhosas e cheias de milhares de outras qualidades (até por isso estão na minha vida, claro).
Homens e mulheres, para deixar claro que não é uma característica exclusivamente feminina ou masculina.
É mais ou menos assim, você diz:
"Estou pensando em cortar o cabelo"
E a pessoa responde:
"Você não fica bem de cabelo curto"
Ou:
"Acho que essa comida deve ser boa, tenho vontade de provar"
Pessimista: "Mas será que não é salgado demais?"
Entendem a sutileza? Não é algo que se faça de propósito, mas algum tipo de condicionamento para a crítica ou para ver o que qualquer situação, fato ou pessoa tenha de negativo.
Honestamente, esses comentários não me incomodam (quando eu não estou na TPM..rs), mas me deixam seriamente preocupada com quem os faz. Sabemos que a máxima bíblica "Pelos frutos, conhecereis." é a mais pura verdade. Que tipo de bons frutos pode produzir alguém que vê tudo pelo ângulo ruim?
Se todos os nossos comportamentos são adquiridos ao longo do tempo, a partir das experiências que vamos vivenciando e de como recebemos estas experiências, fico tentando imaginar que tipo de experiência pode criar este tipo de comportamento. Não sei. Mas sei que tem a ver com medo. Medo de se decepcionar.
É como se o indivíduo já considerasse tudo o que pode ter de ruim para que se o ruim realmente vier, ele já se antecipou. A pergunta é: antecipar-se diminui a dor de uma desilusão (grande ou pequena)? Deixa de ser uma decepção só porque "Eu disse, eu falei que ia ser assim".
Bom, não sei se as pessoas a quem me referi e as outras que são assim chegarão a ler este post.
Mas, caso você se reconheça, talvez seja a hora de olhar com atenção para esse comportamento. Será que não é por isso que tem tantas coisas "travadas"????
Escrevi este post com muito carinho e muito cuidado. Minha intenção não é magoar ninguém.
Eu amo as pessoas que escolhi com todos os seus defeitos e qualidades. Eu amo quem vocês são e não o que não são (parafraseando o Beto no dia do amigo). Espero ser amada também com minhas qualidades e defeitos, que são muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário